JESUS E OS ESCOLHIDOS

A parábola de Jesus chamada A Festa das Bodas* é uma das alegorias que causa estranheza a muitos que estudam o Evangelho. No entanto, ela é de uma profundidade enorme quando se entende o seu conteúdo.
Nessa parábola, Jesus narra as dificuldades de um rei em convencer os convidados para irem para a sua festa.
Metaforicamente, o rei significa Deus. A festa é o plano espiritual superior.
Os primeiros convidados a se negarem a ir à festa são as pessoas materialistas que pensam apenas em seus afazeres: suas casas, seus negócios.
Os enviados do rei para chamar os convidados representam os primeiros profetas da humanidade, em sua maioria, mortos pela ignorância do povo.
Por fim, quando o rei decide convidar qualquer pessoa, significa que os conhecimentos espirituais não ficariam mais fechados a poucos iniciados, mas, sim, seriam espalhados a toda a humanidade.
O rei, porém, ao entrar na festa e ver que um dos convidados não vestia a roupa adequada para a ocasião, manda que seus servos o expulsem.
Esse trecho é que causa polêmica. Mas ele significa que não basta conhecer as verdades espirituais, não basta que se conheça o Evangelho, é necessário praticá-lo, ou seja, vestir, incorporar os seus ensinamentos e agir de acordo com eles.
Quantas pessoas se dizem cristãs, mas não praticam os ensinamentos do Evangelho?
Quantas pessoas frequentam igrejas, templos e centros espíritas, mas não assimilam os ensinamentos?
Quantas pessoas se acham boas, mas agem na maldade?
São essas pessoas, que tem a oportunidade de conhecerem as verdades espirituais e praticá-las para entrarem na “festa”, a quem Jesus se referia nessa parábola.
A maioria das pessoas conhecem Jesus, frequentam uma religião, citam trechos do Evangelho, mas ainda agem de forma contrária aos ensinamentos do Mestre.
Escolhido não é aquele ser privilegiado a quem Deus, por capricho, escolheu.
Escolhido é aquele que se esforçou para crescer espiritualmente.
Escolhido é aquele que escolheu conscientemente estar com Jesus, trabalhar com ele e por ele.
Escolhido é aquele que se esforça para praticar os ensinamentos de Jesus.
Escolhido é aquele que trabalha pelo bem comum, e não apenas por si próprio.
Escolhido é aquele que atravessa a porta estreita da vida disciplinada e não a porta larga dos vícios.
Escolhido é aquele que é chamado ao serviço do bem e não se nega a praticá-lo.
Jovem! Todos os dias Deus te chama para a festa. Escolha conscientemente participar dela. Para isso, é simples: basta estudar os ensinamentos de Jesus e aplicá-los nos seus afazeres diários. Você é sempre chamado. Basta vestir a roupa certa para ser um dos escolhidos.
Vinicius Del Ry Menezes
*sugere-se a leitura do capítulo 18, Muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos, do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo para a leitura da parábola na íntegra.