JESUS E A ARROGÂNCIA

Os principais líderes políticos e religiosos da época de Jesus eram extremamente arrogantes, prepotentes. Por isso, Jesus um dia disse:
– Graças te rendo, meu Pai, Senhor do céu e da Terra, por ter ocultado estas coisas aos doutos e prudentes e por tê-las revelado aos simples e pequenos.
Douto é aquele que tem muito conhecimento, muita formação acadêmica, muitos títulos de estudo. Isso não significa que o douto seja, de fato, um sábio.
Sábio é aquele que alia o conhecimento, com experiência de vida e com humildade, ou seja, é aquele que alia o intelecto com a emoção e com a moral.
Os doutos e prudentes daquela época eram apenas homens que haviam decorado as escrituras sagradas, mas que estavam longe de entenderem a profundidade dos ensinamentos e aplicá-los ao bem geral.
Não à toa, Jesus rendeu graças a Deus por Ele não ter revelado mais ensinamentos sagrados a esses doutos.
Não que Jesus não quisesse que eles o soubessem, mas é que novos conhecimentos trazem novas responsabilidades. Se aqueles homens conhecessem mais, seriam mais responsáveis pelos próprios erros.
Não se pode exigir de um ignorante as mesmas atitudes e acertos que se exige de um sábio.
Como aqueles homens eram altamente prepotentes, orgulhosos e altivos apenas por conhecerem algumas escrituras sagradas, imagine o quão mais arrogantes eles não se tornariam ao conhecerem os ensinamentos de Cristo?
De forma metafórica, Jesus deixa claro que para entender os seus ensinamentos é necessário ter humildade de coração, ser simples e pequeno, e não arrogante e prepotente.
Claro que um doutor da lei, que um estudioso podia, como puderam, entender os ensinamentos de Jesus, assim como Nicodemos e outros do Sinédrio. Mas é que, infelizmente, a maioria estava perdida na própria prepotência.
Hoje, a arrogância continua.
É o professor arrogante que humilha o aluno.
É o marido arrogante que fere a esposa.
É o adolescente arrogante que desrespeita os pais.
É o amigo arrogante que engana o outro.
É o chefe arrogante que ofende o subordinado.
É o motorista arrogante que joga o carro para cima do outro.
É o político arrogante que se arroga privilégios que a população não tem.
Jovem! Quanto mais arrogante uma pessoa é, menos ela tem, menos ela sabe, menos ela é. Por isso, a prepotência: uma forma de se proteger da própria pequenez. Portanto, jamais se orgulhe do que você tem, do que você sabe, de quem você é. Isso ainda é muito pouco perto da imensidão de conhecimentos que ainda nos faltam ser revelados e de conquistas a serem atingidas. Mais tem, mais sabe e mais é aquele que, humildemente, reconhece que pouco tem, pouco sabe e pouco é.
Vinicius Del Ry Menezes