JESUS E O TRABALHO EM EQUIPE

JESUS E O TRABALHO EM EQUIPE

09/05/2024 Juventude 0

Narra o Evangelho escrito por Mateus que Jesus, andando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam redes ao mar, por serem pescadores.

Jesus lhes disse:

– Sigam-me e eu lhes farei pescadores de homens.

Eles, deixando imediatamente as redes, o seguiram.

E, indo mais adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, no barco com seu pai, consertando as redes. Eles também foram chamados.

Deixando imediatamente o barco e o pai, eles seguiram a Jesus.

Além desses quatros pescadores, outros homens e mulheres foram chamados por Jesus e passaram a segui-lo.

Interessante notar que Jesus Cristo, nosso Mestre, governador planetário, o Espírito com a maior envergadura moral já encarnado na Terra, aquele que poderia por si só transformar a face do globo, de forma tão humilde, chama pessoas tão simples para lhe ajudar em sua tarefa de difusão das grandes revelações espirituais de que era portador.

Jesus demonstra com isso que o trabalho em equipe é fundamental para que a transformação moral do nosso planeta se faça.

Isso porque somente trabalhando juntos é que podemos lapidar as arestas de nossa alma, modificando o nosso jeito de ser, de pensar, de falar e de agir, abandonando gradativamente o nosso egoísmo isolador e nos integrando de forma amorosa à grande fraternidade universal, como irmãos, filhos de Deus.

Portanto, o trabalho em equipe, fundamental para que possamos mudar a nossa realidade interior, íntima, aquela que ninguém vê, a qual não ousamos mostrar a ninguém, muda, assim, a realidade exterior e o contexto em que vivemos.

Ao convidar trabalhadores tão singelos para ajudá-lo, Jesus demonstra que cada um, por mais simples que seja, é muito importante para o todo.

Um motor de um carro, por mais potente que seja, precisa das menores peças trabalhando conjuntamente para funcionar.

O que é a vastidão do mar senão a união de pequeníssimas gotas de água?

Quando Jesus disse que ninguém iria ao Pai senão por ele, ele reforça o trabalho conjunto que devemos fazer, nós com ele, para que possamos evoluir.

Ao lavar os pés dos discípulos durante a última ceia, Jesus disse que se ele, enquanto Mestre, lavou os pés dos discípulos, eles também deveriam lavar os pés uns dos outros.

E depois desse ato, ensinou novos ensinamentos e um deles chama a atenção para o trabalho em equipe. Jesus disse:

– Eu sou a videira, vocês os galhos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dará muitos frutos.

Galho nenhum pode dar fruto se não trabalhar em equipe com a árvore toda.

Nesse momento de calamidade pública pelo qual muitos lugares do mundo passam, incluindo o Brasil, o trabalho em equipe fica evidente nas inúmeras ações de resgate e de solidariedade.

A união de todos tem produzido efeitos heroicos que não podem ser abandonados após o fim dessas tragédias.

Uma das lições que essas tragédias nos ensinam é justamente essa união, esse trabalho em equipe, acima de toda e qualquer divisão religiosa, política, demográfica, social.

Jovem! Imagine se em todos os dias nós trabalhássemos em equipe junto a Jesus: o quanto de mudanças sociais positivas não seríamos capazes de realizar na humanidade? Pense nisso toda vez que desejar trabalhar sozinho na escola, em casa, no ambiente profissional ou em qualquer outro lugar que frequente.

Vinicius Del Ry Menezes