JESUS E O ARREPENDIMENTO

JESUS E O ARREPENDIMENTO

05/12/2024 Juventude 0

Jesus jantava na casa de Levi, que oferecera um grande banquete para todos que acompanhavam o Mestre, incluindo aí publicanos e pecadores.

Os fariseus e os escribas, preconceituosos como eram, não suportavam os publicanos e pecadores e, em dado momento, perguntaram, em voz baixa, aos discípulos de Jesus:

– Por que vocês comem e bebem com publicanos e pecadores?

Jesus, ouvindo a pergunta sorrateira dirigida aos discípulos, adiantou-se e respondeu:

– Pessoas saudáveis não necessitam de médicos, mas sim os enfermos. Eu não vim chamar justos, mas pecadores, para o arrependimento.

E até hoje Jesus nos chama, nós, pecadores, ou seja, aqueles que ainda não aprenderam a amar o próximo como a si mesmo, ao arrependimento.

Arrepender-se não é apenas reconhecer-se em erro, mas também sentir a necessidade de mudar a atitude errada.

Muitos dizem se arrepender, mas apenas reconhecem que praticam atos errados, sem deixá-los de praticá-los. Esses são os que se arrependem apenas racionalmente.

Outros dizem se arrepender, caindo em um sentimento de culpa paralisante e torturante, sem forças para mudar de atitude. Esses são os que se arrependem apenas emocionalmente.

Mas há aqueles que compreendem racionalmente que erraram, sentem vergonha pelo ato praticado e buscam reparar os erros cometidos, acionando a vontade de mudar de atitude daqui para frente.

Ou seja, arrepender-se é ter vontade de mudar para melhor, usando a razão para aprender, o sentimento para crescer e a vontade para reparar os danos causados.

Por isso Jesus disse que veio para chamar a nós, que ainda não nos arrependemos dos erros praticados, porque muitos de nós ainda nem conseguimos compreender que erramos.

Muitos de nós ainda nem conseguem sentir empatia pelo irmão com quem estamos errando, pois achamos que é frescura ou mimimi da parte dele.

Ter vontade de mudar de atitude, então, é praticamente impossível, porque acreditamos que estamos certo.

Por isso, vale lembrar, Jesus veio para chamar a nós, para que reconheçamos que, sim, erramos.

Erramos muito.

E tudo bem!

O erro faz parte do processo de aprendizagem e crescimento espiritual.

Deus permite que erremos.

E das consequências de nossos erros podemos tirar as lições necessárias para que cresçamos.

Mas, para isso, é preciso que nos arrependamos.

E a melhor forma para isso é ouvir o chamado de Jesus, o médico das almas, que há dois mil anos não cansa de esperar pelo nosso arrependimento.

Jovem! Não tenha medo de arrepender-se, pois o arrependimento é algo útil para o seu crescimento espiritual. Reconheça que você errou. Mas não caia na culpa. Sinta empatia por você e por quem você errou. Aja, mas aja com vontade, para reparar o seu erro e não cometê-lo mais. Ouça Jesus, por meio da leitura de seu evangelho.

Vinicius Del Ry Menezes