JESUS E A PARÁBOLA DA FIGUEIRA EM VEGETAÇÃO

Uma das parábolas pouco conhecidas de Jesus é a intitulada Figueira em Vegetação*. Nessa parábola, Jesus diz:
– Aprendam esta parábola tirada da figueira: quando os seus ramos já se acham tenros e brotam as folhas, sabem que está próximo o verão; assim também vocês, quando virem todas essas coisas, saibam que ele (O Filho do Homem) está próximo às portas.
Curta e enigmática, talvez por isso essa parábola seja pouco conhecida.
Mas ela é de uma profundidade enorme.
A figueira era uma das árvores frutíferas mais importantes para a economia local, à época de Jesus. Por isso, o Mestre a usava em suas parábolas.
Pelos brotos dos figos que surgem nela, eles sabiam que o verão estava próximo.
O primeiro significado dessa parábola diz respeito ao fim da era pela qual passamos.
Em outras palavras, essa parábola reforça aqueles sinais dos tempos a que Jesus se referiu em outros momentos ao revelar que as guerras, as epidemias, os falsos profetas, a violência nas ruas, a dissolução da família marcariam a transição final do mundo de Provas e Expiações para o mundo de Regeneração.
Vivemos, hoje, em um mundo cujos sinais dos tempos estão se verificando diariamente.
Metaforicamente, essa parábola mostra que estamos trocando de estação: saindo da primavera e nos aproximando do verão. Ou seja, estamos saindo da primavera do apego aos bens materiais para colhermos os frutos dos bens espirituais que já estão brotando ao se aproximar o verão.
E Jesus, nessa fase, está, sim, próximo a nossa porta. Basta abri-la, por meio da oração, da reflexão, da prática da caridade.
O segundo significado dessa parábola diz respeito mais a nossa própria individualidade.
Podemos ser comparados à figueira.
Durante a primavera da nossa infância, aprendemos, estudamos e nos preparamos para florescer.
Quando se aproxima o verão da adolescência, os brotos dos frutos já se encontram prontos para amadurecerem.
A adolescência é a melhor fase para cultivarmos os frutos da bondade, da generosidade, da ética, da estética, da compreensão, do respeito ao próximo, do respeito a si mesmo, do amor a Deus.
O jovem que se lança nesse cultivo nunca fica desamparado porque na porta de seu quarto Jesus se encontra, amparando-o.
Jovem! Cultive os frutos ensinados pelo Mestre Jesus. Você está na melhor fase da vida para amadurecê-los, porque depois, na fase adulta, no outono, serão esses frutos que lhe manterão no caminho certo até a chegada do inverno, na velhice. Portanto, os frutos por você cultivados lhe acompanharão ao longo de toda a sua vida. E se esses frutos forem bons, Jesus estará ao seu lado, hoje e sempre.
Vinicius Del Ry Menezes
*sugere-se a leitura do livro Parábolas e Ensinos de Jesus de Cairbar Schutel, editora O Clarim.