JESUS E A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

O Evangelho escrito por João narra uma passagem muito interessante de Jesus. Diz o Mestre:
– Creiam em Deus, creiam também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai. Se assim não fosse, eu já teria lhes dito, porque eu me vou para lhes preparar o lugar. Depois que eu ir e lhes tiver preparado o lugar, voltarei e lhes levarei para que onde eu estiver, vocês também aí estejam.
Essa passagem só faz sentido se compreendermos o conceito de evolução espiritual.
Criados puros, simples e ignorantes, os Espíritos têm por destino evoluírem até alcançarem o máximo de perfeição possível para um ser criado por Deus, e nessa evolução reintegrarem-se ao Criador, assim como Jesus já se reintegrou a Ele. Não à toa o Mestre disse: eu e o Pai somos um.
Para que essa evolução se dê, são necessárias milhares de encarnações no mundo físico. Cada reencarnação na matéria é oportunidade divina de crescimento espiritual.
No entanto, dotados de livre-arbítrio, cada Espírito tem a liberdade de ação, podendo conduzir-se pela porta estreita do bem ou pelas largas avenidas do mal.
Como cada ação está subordinada à lei de ação e reação, todas as atitudes tomadas pelo Espírito geram consequências. Se a semeadura é livre, a colheita é obrigatória. Portanto, cada Espírito sofrerá as consequências daquilo que fez.
Filhos de Deus, irmãos por criação divina, herdeiros de sua essência, cocriadores, somos destinados a vivermos em sociedade e, enquanto sociedade, crescermos juntos.
Porém, nem todos os Espíritos conseguem crescer espiritualmente na mesma velocidade, do mesmo modo que nem todas as crianças conseguem compreender as lições que lhes são transmitidas pelos professores.
Se algumas crianças não atingem um mínimo de aprendizagem necessária para serem aprovadas para a próxima série, da mesma maneira acontece com os Espíritos em suas evoluções espirituais.
Na escola, a criança que não passa de ano é retirada de sua turma e deverá estudar novamente as mesmas lições, com novas crianças do mesmo nível de aprendizagem. A reprovação, aparentemente algo muito ruim, na verdade é uma nova oportunidade para que essa criança possa aprender. Isso é respeitar o ritmo de crescimento e amadurecimento estudantil.
Da mesma maneira, o Espírito que não consegue evoluir moralmente no mesmo ritmo que toda a sociedade está evoluindo, é retirado dessa sociedade e levado para outra, mais adequada ao seu nível moral, para que ele possa repetir as experiências e, assim, evoluir. Isso é respeitar o ritmo de crescimento e amadurecimento moral de cada ser.
Se cada etapa estudantil é uma série, cada etapa de evolução moral da sociedade constitui-se em um estágio do planeta.
Atualmente, o nosso planeta Terra está no estágio de Provas e Expiações, estágio esse marcado por inúmeras dores, doenças, dificuldades morais, guerras, catástrofes naturais.
Porém, a Terra irá passar para o próximo estágio, Regeneração. Para se decidir qual criança irá passar de uma série para outra, são aplicadas provas. Do mesmo modo, para se decidir quem ficará no planeta Terra no estágio de Regeneração, são aplicadas provas morais. Por isso, hoje, estamos vivendo períodos extremamente desafiadores, em que as provas morais se multiplicam. Os Espíritos que não conseguirem passar nas provas, serão levados para outros planetas que ainda estão no estágio de Provas e Expiações para que possam repetir as lições necessárias ao seu amadurecimento espiritual.
Por isso Jesus disse: há muitas moradas na casa de meu Pai. Ou seja, há muitos planetas, cada um em um estágio evolutivo diferente. Quando o Mestre diz que irá preparar o lugar para nós, ele diz, metaforicamente, que está preparando justamente a Regeneração para que nós possamos ficar aqui com ele.
Jovem! Para “passar de ano” e continuar no planeta Terra de Regeneração, basta aprender uma lição básica: praticar o bem de forma sincera. Quem assim o faz, cresce espiritualmente e moralmente, aprovando-se para viver em um mundo melhor. Não à toa, Jesus disse: fora da caridade não há salvação. Ou seja, fora da caridade não é possível ficar no mundo de Regeneração.
Vinicius Del Ry Menezes