JESUS E AS CRÍTICAS

JESUS E AS CRÍTICAS

22/08/2024 Juventude 0

Jesus sofreu críticas severas durante toda a sua missão divina. Não houve dia em que alguém não tenha julgado e criticado o Mestre.

Tanto é que, durante a conversa com o rabi Nicodemos, aquela conversa onde Jesus ensina sobre a reencarnação, o Mestre termina os seus ensinamentos dizendo o seguinte:

– E o julgamento é este: a luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.

Jesus, a luz do mundo, foi criticado pelas trevas da ignorância porque as sombras do mal se escondem para não serem reprovadas.

Já quem pratica os seus ensinamentos, em geral, sofre críticas, calúnias, humilhações e desdém, porque as sombras do mundo têm medo da luz e tentam ofuscá-la.

Jesus foi criticado por ter aceitado Maria de Magdala entre os seus discípulos.

Jesus foi criticado por ter deixado que uma prostituta lavasse os seus pés.

Jesus foi criticado por ter jantado na casa de um coletor de impostos.

Jesus foi criticado por curar aos sábados.

Jesus foi criticado por dizer a verdade sobre os textos bíblicos.

Jesus foi criticado por ensinar aos samaritanos.

Jesus foi criticado por não lavar as mãos antes de comer.

Jesus foi criticado por perdoar os pecados dos outros.

Jesus foi criticado por ser o Cristo.

E até hoje o Mestre sofre críticas.

Críticas de que foi um manipulador de consciências.

Críticas de que fundou uma igreja dominadora.

Críticas de que era de direita.

Críticas de que era de esquerda.

Críticas de que incentivou o sofrimento.

Críticas e mais críticas da sombra que, envergonhada de sua maldade, tenta reprovar as obras do Mestre, num processo psicótico de tentar diminuir a bondade para se sentir bem consigo própria.

Mas o amor cobre a multidão de pecados, como dizia o Mestre.

E o bem, praticado à luz da verdade, produz muitos frutos, um a trinta, um a cem, e as críticas, por mais perversas que sejam, no fim, destacam o resultado da bondade.

Porque só é criticado quem realmente faz algo de bom por si e pelo próximo.

Só é criticado quem ajuda.

Só é criticado quem ama.

Jovem! Não se amargure com as críticas que você sofre por seguir o Mestre Jesus. Devemos vê-las, na verdade, como elogios disfarçados, pois essas críticas são manifestações verbais da inveja que o mal tem da prática do bem. Por isso, aguente firme, sem retrucar, trabalhando ainda mais pela perpetuação do bem, para que “seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus”, como ensinou o Mestre.

Vinicius Del Ry Menezes