JESUS E AS PARÁBOLAS

Jesus foi cercado pelos discípulos. Eles queriam saber por que o Mestre falava por parábolas.
Parábola é uma pequena história que contém um ensinamento moral ou religioso de forma metafórica.
Jesus calmamente respondeu:
– É porque para vocês foi permitido conhecer os mistérios do Reino dos Céus. Mas, para eles, isso não foi permitido. Porque para aquele que já tem, mais lhe será dado e ficará em abundância. Para aquele, ao contrário, que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado. Eu lhes falo por parábolas porque, vendo, não veem e, ouvindo, não escutam e não compreendem.
Há um profundo ensinamento sobre o amadurecimento espiritual nessa explicação de Jesus.
O Mestre, ao falar que para os discípulos foi permitido conhecer os mistérios do Reino dos Céus, quer dizer que eles, os discípulos, já conquistaram um nível de conhecimento moral e espiritual suficiente para compreenderem as verdades espirituais.
Se hoje muitas pessoas não conseguem entender conceitos como plano espiritual, imortalidade da alma, reencarnação, evolução moral, entre outros, imagine há dois mil anos.
Se hoje, apesar de todo o desenvolvimento científico, filosófico e religioso, muitas pessoas não conseguem compreender a ideia de Deus, imagine naquela época em que mal sabiam o básico da vida diária.
Do mesmo modo que na escola o professor dosa a quantidade de conhecimento transmitido ao aluno de acordo com a capacidade que esse aluno tem, o plano espiritual faz o mesmo com a humanidade, dosando as revelações espirituais de acordo com a maturidade espiritual do mundo.
Individualmente, se dá o mesmo.
Cada pessoa tem um nível de compreensão próprio sobre as verdades espirituais. Não adianta tentar ensiná-la um nível muito acima daquele que ela é capaz de compreender. Não se coloca o telhado antes de se ter construído a base da casa. Do mesmo modo, não se ensina conceitos avançados de espiritualidade antes de se ter ensinado o básico.
Por isso Jesus diz que, quem tem, mais lhe será dado, porque quanto mais conhecimento adquirimos, mais capacidade de aprender novos conhecimentos teremos. Ao contrário, quanto mais nos negamos a estudar, mais paralisamos os nossos centros cognitivos e, assim, o pouco que sabemos, esquecemos. É assim na escola, é assim na vida, é assim com quem se nega a aprender as verdades espirituais.
Jesus falava por parábolas, então, com um duplo objetivo. Primeiro, ensinar as verdades mais profundas sobre a vida espiritual para aqueles que já tinham capacidade de entendê-las. Segundo, para não ofuscar com seus conhecimentos aqueles que ainda não tinham capacidade de compreendê-las.
Se Jesus ensinasse naquela época as verdades espirituais que a Doutrina Espírita explica hoje de forma explícita, muitas pessoas que não tinham capacidade de entender essas verdades se afastariam e não aprenderiam a lição básica: amar a Deus e ao próximo como a si mesmo.
Para terminar a sua resposta aos discípulos, Jesus disse:
– E neles se cumprirá a profecia de Isaías, que diz: “ouvirão com os seus ouvidos e não escutarão; olharão com os seus olhos e não verão. Porque o coração deste povo se tornou pesado e seus ouvidos se tornaram surdos e fecharam os olhos para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, para que seu coração não compreenda e para, tendo-se convertido, eu não os cure.
Jovem! Aproveite que você já tem o mínimo de conhecimento sobre as verdades espirituais ensinadas por Jesus para abrir mais os seus olhos e ouvidos e coração. Assim, você poderá aprender muito mais, crescer muito mais, amadurecer muito mais. Estude as parábolas de Jesus e veja que há dois mil anos elas ensinam verdades mais atuais do que nunca.
Vinicius Del Ry Menezes