JESUS E OS ESCÂNDALOS

JESUS E OS ESCÂNDALOS

14/10/2021 Juventude 0

E Jesus disse:

– Ai do mundo por causa dos escândalos. Porque é necessário que ocorram escândalos. Mas ai daquele homem por quem venha o escândalo.

A princípio esse ensinamento de Jesus aparenta uma contradição. Se é necessário que haja um escândalo porque então aquele que o traz é um desafortunado?

Para entender essa lição, como diversas outras de Jesus, é necessário, antes de tudo, lembrarmo-nos da reencarnação.

O ser humano reencarna para evoluir. Cada nova reencarnação é um curso personalizado para o espírito. Personalizado no sentido de que as ocorrências boas ou más que ocorrerão em sua vida serão consequências naturais de suas atitudes, tenham sido essas atitudes tomadas na presente encarnação ou nas anteriores. Sendo assim, tudo de ruim que acontece no presente, tem uma causa passada, se não nessa encarnação em outras anteriores.

Os escândalos a que Jesus se referia nessa passagem são as consequências negativas pelas quais passamos na presente encarnação: os crimes de que somos vítimas, os vícios dos quais não nos libertamos, as paixões e ilusões que nos cegam, as perseguições e ódios gratuitos daqueles que mal conhecemos. Tudo isso são consequências de atitudes equivocadas que tomamos em encarnações passadas.

Ao dizer que o escândalo é necessário, Jesus, como um perfeito educador, deixa claro que essas consequências não tem caráter punitivo, mas sim educativo, no sentido de que possamos refletir sobre as dores que sentimos para que possamos cada vez mais nos humanizarmos e evoluirmos.

Tudo de ruim que nos acontece, na verdade, são bênçãos pelas quais nos mantemos no caminho reto das atitudes positivas, no caminho reto da consciência sem culpa.

Porém, infelizmente, muitas pessoas ainda causam o escândalo, ou seja, provocam crimes, incentivam os vícios, iludem, escravizam, perseguem, tudo isso sem se darem conta de que estão construindo hoje um futuro no qual colherão todas essas dores de volta para si próprios.

Por isso Jesus disse que ai daqueles por quem venham os escândalos. Suas vítimas estão hoje colhendo os desmandos do passado delituoso. Os agentes dos escândalos estão preparando as suas próprias dores futuras.

Mas se é necessário passarmos por escândalos como forma de resgatarmos os débitos de nosso passado, por que então a pessoa que é o agente desse resgate também deverá ser punida? Ou melhor, se a dor que o outro me impõe é consequência do meu próprio erro no passado, por que ele é responsável e será punido por sua vez no futuro?

Porque somente a Deus cabe tomar atitudes educativas mais severas em relação a nós. Por acaso Deus, em todo o seu poder, não conseguiria nos educar sem que o outro se intrometesse? Por acaso as doenças, deficiências, dificuldades, inibições, frustrações, já não são consequências suficientes para os nossos erros do passado?

Jovem! Somos irmãos, por isso devemos nos ajudar mutuamente e não nos atrapalharmos uns aos outros. Toda vez que você sentir raiva, ódio ou desejo de vingança contra outra pessoa, lembre-se dessa passagem de Jesus. Não cabe a você punir o seu irmão. Deixe que a vida se encarregue disso. Aja hoje de modo a construir um futuro tranquilo para você, e para o outro por extensão.

Vinicius Del Ry Menezes